Anote Aí

CULTIVAR PARA TRANSFORMAR

25/03/2022

A horta na escola tem um papel importante na promoção de melhorias ao ensino, à saúde e ao meio ambiente. A horta pode ser um laboratório vivo para o desenvolvimento de diferentes atividades didáticas, contribuindo no processo ensino/aprendizagem tanto dos alunos quanto dos professores. Além disso, através do manejo nos canteiros, os alunos terão a oportunidade de resgatar o vínculo do alimento com a natureza e desenvolver habilidades relacionadas ao trabalho em equipe. Espera-se que ao final do projeto os alunos tornem-se mais conscientes ambiental e socialmente e percebam-se como protagonistas da agricultura do futuro.

Os objetivos do Projeto Horta são:

• Conscientizar os alunos sobre a importância da preservação dos recursos naturais para a produção sustentável de alimentos.
  • Identificar e explicar questões socioculturais e ambientais relacionadas a fenômenos físicos, químicos e/ou biológicos.
  • Selecionar e mobilizar intencionalmente conhecimentos e recursos das Ciências da Natureza para propor ações individuais e/ou coletivas de mediação e intervenção sobre problemas socioculturais e problemas ambientais.
  • Promover um vínculo positivo entre educação, ambiente e saúde.

A horta será utilizada como laboratório vivo para diferentes atividades didáticas das aulas de Biologia e Ciências, bem como para outras disciplinas cujos professores demonstrarem interesse.

Além de hortaliças e frutíferas, pretende-se criar o “Canteiro dos Polinizadores” onde plantas que são atrativas a abelhas e demais visitantes florais serão cultivadas. Dessa maneira, pretende-se trabalhar com os alunos a importância dos visitantes florais para a polinização das plantas e, em alguns casos, no controle de insetos praga. Os alunos poderão contribuir com sementes e mudas se assim desejarem.

Na próxima semana, os estudantes do Segundo Ano do Ensino Médio iniciarão o plantio das mudas em nosso canteiro. O projeto será desenvolvido de forma contínua sob a orientação da professora Bruna de Cássia Menezes Ramos.

O momento é de muita expectativa!

Anote Aí

PROVAS

Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Data Prova
- Não há provas para este mês.